terça-feira, agosto 07, 2007
Estou de volta
Olá a todos. Peço desculpas pela longa ausência. Deixei o blog desatualizado. Tenho dificuldades de acesso a internet, mas prometo que esta semana, atualizarei detalharei todas as etapas. Hoje falarei da Etapa de Unadilla, mas antes gostaria de detalhar pra vocês como é a minha semana aqui nos EUA.
Muitas pessoas pensam que o mais difícil é correr, mas nem todo mundo, faz idéia do que é uma semana que antecede uma etapa do AMA Motocross pra mim. No Brasil sempre tive uma infra-estrutura por trás que me ajudava nos afazeres da semana. Aqui eu e o Max temos que nos virar e fazer o tempo render pra dar conta de todas as tarefas. Outro fator que diferencia muito a rotina de um piloto de motocross no Brasil para um piloto nos EUA é que no Brasil, os pilotos normalmente treinam para uma ou duas etapas por mês. Já aqui é corrida todo o fim de semana. Portanto, acredito que entrar na pista é a melhor parte de toda uma intensa semana de preparação.
A segunda feira é o dia mais chato. É um dia de deslocamento. Sempre que volto pra Califórnia chego normalmente no fim do dia. É um dia perdido pra mim. Depois de horas de viagem é hora de separar todo o meu equipamento para lavar. É o dia que eu mais lembro da minha mãe. Aí no Brasil era ela que cuidava desta parte. Aqui, quando dá tempo eu lavo na segunda mesmo, quando não dá deixo para lavar na terça.
Na terça-feira eu levanto bem cedo (6hs), vou cuidar da manutenção da minha moto de treino. Nestas últimas etapas, eu tenho voltado pra Califórnia sozinho. O Max tem ficado no caminhão. Ele tem a árdua missão de cuidar e preparar a moto de corrida, além de ter que dirigir muitas milhas, já que as distâncias aqui são muito longas. Ele tem desempenhado um belo trabalho e graças a ele minha moto tem estado sempre em perfeitas condições para as corridas. Para preparar minha moto de treino, tenho que praticamente todos os dias, fazer aquela manutenção básica. Troco filtro, óleo, lubrifico algumas peças e quando necessário ainda troco pneus. Às vezes tenho que solucionar alguns problemas de mecânica, mas até que tenho me virado muito bem (risos). Vivi e cresci na oficina de meu pai e graças aos ensinamentos dele, aprendi boas noções de mecânica.
Depois disto, já são por volta das 11hs. Carrego o carro, dirijo aproximadamente uma hora e chego na pista para treinar. Muitas vezes confesso que já estou cansado. Porém nada me deixa tão feliz e motivado, quanto chegar nas melhores pistas do mundo. Elas sempre estão muito bem tratadas, irrigadas e quem é piloto, sabe que uma pista desta, dá muito mais vontade de treinar. Treino no mínimo 2 baterias de 35 minutos e as vezes até a terceira. Termino exausto, carrego o carro e vou embora pra casa. Chego em casa por volta das 15hs e aí é a hora do Balbi Chef de cozinha. Não como na rua todo o dia, pois não é saudável nem para saúde nem para o bolso. Comer bem aqui custa muito caro. Depois de almoçar vou lavar minha moto e preparar ela para o dia seguinte. Normalmente é 18hs, é hora de pegar a bike, e cuidar do preparo físico. São 1 e meia pedalando. Aí estou exausto e vou dormir.
Quarta feira é muito semelhante a terça. Treino 2 baterias de 35 minutos e na terceira procuro relaxar. Quando tem saltos brinco com eles e também gosto de treinar em curvas de alta que me dão muito prazer. Após o treino é hora de cuidar das peças de reposição para o Max e também é dia de buscar a minha suspensão no técnico da MB1, que faz manutenção sempre após cada corrida. Quando chego em casa é fazer comida, lavar a moto e ao invés da bike, vou para a academia de gisnástica, Depois retorno para casa janto e começo a programar o dia seguinte.
Quinta feira é meu dia predileto da semana. Acordo cedo e vou para Glen Helen, minha pista favorita. Não posso exagerar, pois tenho que começar a poupar energia para o fim de semana. Faço uma bateria longa e procuro aperfeiçoar as curvas, já que esta pista tem muitas canaletas. Observo muito minhas técnicas de pilotagem, divirto bastante e ainda encontro a maioria dos pilotos que competem no fim de semana. Após o treino eu almoço e começo a arrumar as malas para a viagem do fim de semana. A mala fica muito pesada. Tenho que levar peças de reposição e também a suspensão. Depois de tudo arrumado faço natação para relaxar os músculos e iniciar a concentração pro fim de semana. Na quinta, depois de tudo pronto é o dia que costumava tirar para encontrar os amigos, assistir um filme, mas desde que começou o AMA Motocross, ainda não consegui inserir o entretenimento na minha agenda.
Sexta é dia de viagem. Vou bem cedo para o Aeroporto e embarco para o meu destino. Normalmente é sentado no avião é que tiro tempo para escrever minhas colunas e o meu blog. Ao chegar no local da corrida, entrego rapidamente as peças para o Max. Normalmente ele tem uma longa noite fazendo os reparos na moto e eu tento dormir cedo para me concentrar para o dia seguinte.
Sábado normalmente é um dia tranqüilo. Tenho 2 treinos classificatórios que só iniciam às 14 horas. Na manhã fazemos os últimos acertos na moto e também faço um reconhecimento para saber as condições em que se encontra a pista. No último fim de semana em Unadilla, haviam 150 pilotos inscritos, onde apenas 40 se classificam. Para mim, desde a primeira etapa tenho conseguido me classificar ente os 15 melhores e em algumas ocasiões estive entre os 10 primeiros. Meu melhor tempo aqui foi em Southwick, onde fiz o sexto melhor tempo. Após os treinos o Max ainda trabalha na moto e eu tento me concentrar e poupar energia para a corrida de domingo. Nas últimas etapas, confesso que não tenho conseguido dormir direito. Esta última por exemplo, eu somente consegui dormir as 3 da manhã e as 6 já estava de pé. Sou uma pessoa que me cobro muito e as conversas que tenho com meu psicólogo esportivo estão me ajudando a superar esta ansiedade.
O domingo é certamente o dia mais importante. São 2 treinos na manhã para a escolha do gate. Em Unadilla consegui a décima colocação o que me garantiu uma ótima posição no gate. Após um pequeno intervalo assisto a corrida da categoria light para ver como está a pista. Larguei muito bem durante a primeira bateria. Após a primeira volta eu era o sétimo colocado, porém começou a chover e algo aconteceu, pois minha moto começou a falhar, pra piorar levei uma pequena queda e tive que correr atrás do prejuízo. Ao final cheguei em 18º lugar. Durante o intervalo de uma bateria para a outra buscamos ver o que estava acontecendo e descobrimos que havia entrado água no carburador. Corrigimos o problema e fomos para a segunda bateria. Novamente fiz uma boa largada. Durante as primeiras voltas, estive muito rápido. Segurei a sexta posição enquanto pude, mas senti o cansaço. Perdi algumas posições e procurei administrar. Até os trinta minutos eu estava em décimo, quando entrei numa disputa com o Grant Langston, cometi um erro o que me custou mais 2 posições. Terminei em décimo terceiro. Subi duas posições no campeonato e agora me encontro e após a etapa estive na 17ª colocação geral. Sinceramente, não fiquei satisfeito, pois sei que poderia ter terminado em um lugar melhor.
Após uma fria análise pessoal e também conversar com diversos pilotos mais experientes, chegamos a conclusão que estou sobre carregado. Toda a carga de treinamentos, mais a busca infinita pelas soluções dos diversos problemas extra pista, está, literalmente me tirando o sono e também alguns pontos preciosos. O fato de ter descoberto isto, já é um grande passo para que eu possa reverter este quadro.
Tenho certeza que continuarei a trabalhar duro para tentar terminar entre os dez melhores. Acredito nisso e tenho buscado, junto com meus pais, meus patrocinadores, meu psicólogo e também com minha assessoria os meios para que eu me descarregue um pouco e assim possa render 100% nas pistas. Pretendo este ano ainda, resolver os problemas estruturais e para que no ano que vem, quem sabe, nós tenhamos até mais um piloto na nossa equipe para correr na categoria ligths. Este é meu sonho e estamos buscando meios (leia-se investidores) para isso.
Agradeço a compreensão e o carinho que recebo de todos os brasileiros. Continuem visitando o nosso site www.balbiteam.com.br. Obrigado à RIFFEL, FOX, Zoolo, ASW, Orbital, Pirelli, Cia Athletica, All Service Cleaning, Max Saving Mortgage/Andrey Jomakei , John Burr, Tag, One, DRD e CTi.
Muitas pessoas pensam que o mais difícil é correr, mas nem todo mundo, faz idéia do que é uma semana que antecede uma etapa do AMA Motocross pra mim. No Brasil sempre tive uma infra-estrutura por trás que me ajudava nos afazeres da semana. Aqui eu e o Max temos que nos virar e fazer o tempo render pra dar conta de todas as tarefas. Outro fator que diferencia muito a rotina de um piloto de motocross no Brasil para um piloto nos EUA é que no Brasil, os pilotos normalmente treinam para uma ou duas etapas por mês. Já aqui é corrida todo o fim de semana. Portanto, acredito que entrar na pista é a melhor parte de toda uma intensa semana de preparação.
A segunda feira é o dia mais chato. É um dia de deslocamento. Sempre que volto pra Califórnia chego normalmente no fim do dia. É um dia perdido pra mim. Depois de horas de viagem é hora de separar todo o meu equipamento para lavar. É o dia que eu mais lembro da minha mãe. Aí no Brasil era ela que cuidava desta parte. Aqui, quando dá tempo eu lavo na segunda mesmo, quando não dá deixo para lavar na terça.
Na terça-feira eu levanto bem cedo (6hs), vou cuidar da manutenção da minha moto de treino. Nestas últimas etapas, eu tenho voltado pra Califórnia sozinho. O Max tem ficado no caminhão. Ele tem a árdua missão de cuidar e preparar a moto de corrida, além de ter que dirigir muitas milhas, já que as distâncias aqui são muito longas. Ele tem desempenhado um belo trabalho e graças a ele minha moto tem estado sempre em perfeitas condições para as corridas. Para preparar minha moto de treino, tenho que praticamente todos os dias, fazer aquela manutenção básica. Troco filtro, óleo, lubrifico algumas peças e quando necessário ainda troco pneus. Às vezes tenho que solucionar alguns problemas de mecânica, mas até que tenho me virado muito bem (risos). Vivi e cresci na oficina de meu pai e graças aos ensinamentos dele, aprendi boas noções de mecânica.
Depois disto, já são por volta das 11hs. Carrego o carro, dirijo aproximadamente uma hora e chego na pista para treinar. Muitas vezes confesso que já estou cansado. Porém nada me deixa tão feliz e motivado, quanto chegar nas melhores pistas do mundo. Elas sempre estão muito bem tratadas, irrigadas e quem é piloto, sabe que uma pista desta, dá muito mais vontade de treinar. Treino no mínimo 2 baterias de 35 minutos e as vezes até a terceira. Termino exausto, carrego o carro e vou embora pra casa. Chego em casa por volta das 15hs e aí é a hora do Balbi Chef de cozinha. Não como na rua todo o dia, pois não é saudável nem para saúde nem para o bolso. Comer bem aqui custa muito caro. Depois de almoçar vou lavar minha moto e preparar ela para o dia seguinte. Normalmente é 18hs, é hora de pegar a bike, e cuidar do preparo físico. São 1 e meia pedalando. Aí estou exausto e vou dormir.
Quarta feira é muito semelhante a terça. Treino 2 baterias de 35 minutos e na terceira procuro relaxar. Quando tem saltos brinco com eles e também gosto de treinar em curvas de alta que me dão muito prazer. Após o treino é hora de cuidar das peças de reposição para o Max e também é dia de buscar a minha suspensão no técnico da MB1, que faz manutenção sempre após cada corrida. Quando chego em casa é fazer comida, lavar a moto e ao invés da bike, vou para a academia de gisnástica, Depois retorno para casa janto e começo a programar o dia seguinte.
Quinta feira é meu dia predileto da semana. Acordo cedo e vou para Glen Helen, minha pista favorita. Não posso exagerar, pois tenho que começar a poupar energia para o fim de semana. Faço uma bateria longa e procuro aperfeiçoar as curvas, já que esta pista tem muitas canaletas. Observo muito minhas técnicas de pilotagem, divirto bastante e ainda encontro a maioria dos pilotos que competem no fim de semana. Após o treino eu almoço e começo a arrumar as malas para a viagem do fim de semana. A mala fica muito pesada. Tenho que levar peças de reposição e também a suspensão. Depois de tudo arrumado faço natação para relaxar os músculos e iniciar a concentração pro fim de semana. Na quinta, depois de tudo pronto é o dia que costumava tirar para encontrar os amigos, assistir um filme, mas desde que começou o AMA Motocross, ainda não consegui inserir o entretenimento na minha agenda.
Sexta é dia de viagem. Vou bem cedo para o Aeroporto e embarco para o meu destino. Normalmente é sentado no avião é que tiro tempo para escrever minhas colunas e o meu blog. Ao chegar no local da corrida, entrego rapidamente as peças para o Max. Normalmente ele tem uma longa noite fazendo os reparos na moto e eu tento dormir cedo para me concentrar para o dia seguinte.
Sábado normalmente é um dia tranqüilo. Tenho 2 treinos classificatórios que só iniciam às 14 horas. Na manhã fazemos os últimos acertos na moto e também faço um reconhecimento para saber as condições em que se encontra a pista. No último fim de semana em Unadilla, haviam 150 pilotos inscritos, onde apenas 40 se classificam. Para mim, desde a primeira etapa tenho conseguido me classificar ente os 15 melhores e em algumas ocasiões estive entre os 10 primeiros. Meu melhor tempo aqui foi em Southwick, onde fiz o sexto melhor tempo. Após os treinos o Max ainda trabalha na moto e eu tento me concentrar e poupar energia para a corrida de domingo. Nas últimas etapas, confesso que não tenho conseguido dormir direito. Esta última por exemplo, eu somente consegui dormir as 3 da manhã e as 6 já estava de pé. Sou uma pessoa que me cobro muito e as conversas que tenho com meu psicólogo esportivo estão me ajudando a superar esta ansiedade.
O domingo é certamente o dia mais importante. São 2 treinos na manhã para a escolha do gate. Em Unadilla consegui a décima colocação o que me garantiu uma ótima posição no gate. Após um pequeno intervalo assisto a corrida da categoria light para ver como está a pista. Larguei muito bem durante a primeira bateria. Após a primeira volta eu era o sétimo colocado, porém começou a chover e algo aconteceu, pois minha moto começou a falhar, pra piorar levei uma pequena queda e tive que correr atrás do prejuízo. Ao final cheguei em 18º lugar. Durante o intervalo de uma bateria para a outra buscamos ver o que estava acontecendo e descobrimos que havia entrado água no carburador. Corrigimos o problema e fomos para a segunda bateria. Novamente fiz uma boa largada. Durante as primeiras voltas, estive muito rápido. Segurei a sexta posição enquanto pude, mas senti o cansaço. Perdi algumas posições e procurei administrar. Até os trinta minutos eu estava em décimo, quando entrei numa disputa com o Grant Langston, cometi um erro o que me custou mais 2 posições. Terminei em décimo terceiro. Subi duas posições no campeonato e agora me encontro e após a etapa estive na 17ª colocação geral. Sinceramente, não fiquei satisfeito, pois sei que poderia ter terminado em um lugar melhor.
Após uma fria análise pessoal e também conversar com diversos pilotos mais experientes, chegamos a conclusão que estou sobre carregado. Toda a carga de treinamentos, mais a busca infinita pelas soluções dos diversos problemas extra pista, está, literalmente me tirando o sono e também alguns pontos preciosos. O fato de ter descoberto isto, já é um grande passo para que eu possa reverter este quadro.
Tenho certeza que continuarei a trabalhar duro para tentar terminar entre os dez melhores. Acredito nisso e tenho buscado, junto com meus pais, meus patrocinadores, meu psicólogo e também com minha assessoria os meios para que eu me descarregue um pouco e assim possa render 100% nas pistas. Pretendo este ano ainda, resolver os problemas estruturais e para que no ano que vem, quem sabe, nós tenhamos até mais um piloto na nossa equipe para correr na categoria ligths. Este é meu sonho e estamos buscando meios (leia-se investidores) para isso.
Agradeço a compreensão e o carinho que recebo de todos os brasileiros. Continuem visitando o nosso site www.balbiteam.com.br. Obrigado à RIFFEL, FOX, Zoolo, ASW, Orbital, Pirelli, Cia Athletica, All Service Cleaning, Max Saving Mortgage/Andrey Jomakei , John Burr, Tag, One, DRD e CTi.
Comments:
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Ë amigo "Sucesso é dor e vencer pura determinação". isso guerreiro vc tem demais. Ficamos aqui na torcida pela continuidade de seu Sucesso e da Mari, parabéns ao importantissimo Max Balbi. O Brasil do motocross orgulhase de vc's. No NE td's sem exceção torcem por vc, aqui vc é um ídolo. Um dia vamos organizar uma visita sua ao nordeste do Brasil. Parabéns amigo e continue firme, Jesus te ama!
Família Zoolo sempre com vc.
Família Zoolo sempre com vc.
Parabéns pela garra, pela determinação e por colocar o Brasil na elite do motocross mundial. A sua dedicação terá um recompensa. Acredite sempre. Não desita. Parabéns aos seus patrocinadores que estão sempre te apoiando. Espero que as milhares de empresas do segmento motociclistico abram os olhos e invistam na sua equipe. O futuro está em suas mãos.
Jorginho,
voce não sabe como fez falta essa ausencia sua aqui no blog.
Escrevendo aqui voce nos faz sentir como parte de sua luta e de suas grandes conquistas.
Estaremos sempre com voce no pensamento positivo e na torcida.
Abração no Max, na Mariana e nesse "gordo profissional" Andrey Jomakey.
Lauro e Roger Hoffmann
Guarapari-ES-Brasil
voce não sabe como fez falta essa ausencia sua aqui no blog.
Escrevendo aqui voce nos faz sentir como parte de sua luta e de suas grandes conquistas.
Estaremos sempre com voce no pensamento positivo e na torcida.
Abração no Max, na Mariana e nesse "gordo profissional" Andrey Jomakey.
Lauro e Roger Hoffmann
Guarapari-ES-Brasil
Continue firme pois vc terá sua recompensa , quem te conhece sabe que vc e o CARA , o importante e DEUS continuar te dando muita SAÚDE ,pois o resto vc sabe fazer.
Tu és um gurreiro Jorginho !!!
Na etapa de Cianorte conversei bastante com o Flávio e ele me comentou sobre a tua rotina de idas e vindas da Califa prá costa leste e com certeza os teus fãs vão gostar de saber como é (apesar de exaustivo para vc e árduo para o Max) o seu dia a dia aí nos USA.
Cada dia aí é uma vitória na tua carreira Jorginho e voc~e com certeza vai colher os frutos das sementes que estás plantando aí e se depender da torcida aqui, pode ter certeza que vc vai entrar numa equipe de ponta em 2008.
Na dúvida, acelera !!!
Um abração, Jorge Soares
www.mundocross.com.br
Na etapa de Cianorte conversei bastante com o Flávio e ele me comentou sobre a tua rotina de idas e vindas da Califa prá costa leste e com certeza os teus fãs vão gostar de saber como é (apesar de exaustivo para vc e árduo para o Max) o seu dia a dia aí nos USA.
Cada dia aí é uma vitória na tua carreira Jorginho e voc~e com certeza vai colher os frutos das sementes que estás plantando aí e se depender da torcida aqui, pode ter certeza que vc vai entrar numa equipe de ponta em 2008.
Na dúvida, acelera !!!
Um abração, Jorge Soares
www.mundocross.com.br
Eh isso aih Balbi!!
Estamos orgulhosos de vc ser mais um brazileiro vencendo aqui nos EUA.
Parabens.
Carlos H.Maia
Pompano Beach,Florida
Estamos orgulhosos de vc ser mais um brazileiro vencendo aqui nos EUA.
Parabens.
Carlos H.Maia
Pompano Beach,Florida
"Todos vão até a dor, ao sofrimento, à exaustão. O campeão é aquele que vai além dessa barreira". Essa frase você já deve ter escutado, o professor sempre fala!
Com certeza você já é campeão, mas tenha certeza que tudo isso que você está fazendo agora irá colher em um futuro breve.
Acredite em você, força!
Abraços
Com certeza você já é campeão, mas tenha certeza que tudo isso que você está fazendo agora irá colher em um futuro breve.
Acredite em você, força!
Abraços
e BALBI vida de piloto privado e dura mesmo aqui no brasil nao e diferente pois 95%dos pilotos trabalham de 8.00 as 18.00 e ainda arruman tempo para treinar e correr no final de semana e ainda tem a questao economica pois 1 moto custa 25.000 reais e tem equipamentos e carro,sendo que o brasileiro ganha uma merreca por mes.problemas para conseguir se estabelecer no esporte todos tem mas, fazer o que amamos acima de tudo o MOTOCROSS!
Olá cumpadre Jorginho. Sentimos falta dos seus "posts".
Agora, lendo sua longa mensagem, fiquei mais tranquilo, por receber notícias suas.
Ao que parece, esta sobrecarga não é ideal para um piloto de ponta, como você.
Espero que os problemas estruturais sejam resolvidos para deixar você livre e evoluir ainda mais.
Pelo que penso, os demais pilotos de ponta também devem ter passado por esta sobrecarga, e acredito que seja o último grande obstáculo que você está superando.
A partir daí, quando você puder focar-se somente nas competições, será melhor ainda.
Com certeza, os momentos de descontração das "quintas-feiras" precisam voltar, porque o relaxamento é fundamental em qualquer objetivo de rendimetno máximo.
Espero que em sua próxima viagem de avião, você consiga atualizar novamente o Blog, que visito diariamente!
Se precisar, estou ao seu dispor. Abraços para o Andrey, para você, Max, seus patrocinadores e os leitores do seu Blog.
Agora, lendo sua longa mensagem, fiquei mais tranquilo, por receber notícias suas.
Ao que parece, esta sobrecarga não é ideal para um piloto de ponta, como você.
Espero que os problemas estruturais sejam resolvidos para deixar você livre e evoluir ainda mais.
Pelo que penso, os demais pilotos de ponta também devem ter passado por esta sobrecarga, e acredito que seja o último grande obstáculo que você está superando.
A partir daí, quando você puder focar-se somente nas competições, será melhor ainda.
Com certeza, os momentos de descontração das "quintas-feiras" precisam voltar, porque o relaxamento é fundamental em qualquer objetivo de rendimetno máximo.
Espero que em sua próxima viagem de avião, você consiga atualizar novamente o Blog, que visito diariamente!
Se precisar, estou ao seu dispor. Abraços para o Andrey, para você, Max, seus patrocinadores e os leitores do seu Blog.
Balbi, sempre tem um "anônimo" que publica umas asneiras aqui no seu blog. O cara querer comparar a vida de pilot privado aqui no Brasil, ao lado de todos os familiares e mordomias, com a sua aí, praticamente solitário, mas representando o nosso país, com garra, dedicação e competência inigualáveis no Brasil e que até hoje nenhum outro iloto brasileiro, privado ou não conseguiu. Força pois vc é noso maior exemplo.
Parabéns aos teus patrocinadores Jorginho, que com certeza estão e vão colher grandes resultados quando vc estiver entre os Top 10 dos USA e para quem estiver querendo patrocinar você Jorginho, eu dou um toque que a hora é agora das grandes empresas investirem em você, para quando vc estiver colhendo os frutos do teu esforço eles também sejam reconhecidos.
Parabéns a Riffel, parabéns a ASW, parabéns a Pirelli, parabéns a Zoolo e aos seus demais apoiadores Jorginho.
E como o Jeca escreveu, o site Mundocross também está a sua disposição.
Um abração, Jorge Soares
www.mundocross.com.br
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Parabéns a Riffel, parabéns a ASW, parabéns a Pirelli, parabéns a Zoolo e aos seus demais apoiadores Jorginho.
E como o Jeca escreveu, o site Mundocross também está a sua disposição.
Um abração, Jorge Soares
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