segunda-feira, agosto 11, 2008
Entrevista no site da AMA traduzida
Balbi recentemente concedeu uma entrevista ao repórter do site da AMA(www.ama.com), Jim Kimball.
Confira abaixo a tradução da entrevista, feita pela equipe da Yes Sports:
Confira abaixo a tradução da entrevista, feita pela equipe da Yes Sports:
James Stewart, Mike Alessi e Timmy Ferry são com certeza nomes que tem impressionado durante esse verão no AMA Motocross. Mas caras como o privado da MOTO XXX Jorge Balbi tem impressionado também.
De volta a sua casa, no Brasil, Balbi poderia ser o rei do motocross; correndo por uma equipe de fábrica e ganhando muito dinheiro. Ainda sim, ele escolheu correr no melhor campeonato do mundo, inicialmente como total privado. Além disso, Balbi é simplesmente um dos pilotos mais amistosos, modestos e apaixonados pelo esporte. Eu tive a chance de me encontrar com o piloto de 26 anos logo depois do último X-Games para ver o que tem acontecido desde o último AMA em Washington. Atualmente Balbi está na 12ª posição no ranking.
1) Balbi, o que tem acontecido desde Washougal?
Basicamente, eu estou na minha rotina normal, treinando muito. Eu corri o X games, o que gostei de fazer. Me deu uma noção de onde eu estou e o que eu preciso fazer para me preparar pra próxima temporada do supercross. Nas próximas semanas eu planejo treinar mais forte para as três últimas provas e terminar bem a temporada. Eu sei que Southwick e Millville vão ser duras provas para mim. Além do clima quente, o chão é muito duro então, eu planejo usar as duas semanas para que eu possa ter uma vantagem sobre os outros caras que estão focando em 2009 ao invés de terminar 2008 bem.
2) Você vem correndo bem por todo o verão, mas em particular nas últimas corridas você tem corrido ainda melhor – a que você atribui a isso?
Jim, existem muitos fatores que contribuem para bons resultados na corrida. Tenho trabalhado realmente muito forte com a minha equipe desde o MXdN 2007. Eu tenho um bom grupo de pessoas ao meu redor, me ajudando e conto com o suporte de uma equipe estabelecida como a Moto XXX. Também tenho trabalhado com um técnico de motocross aqui no nordeste da Califórnia, Kurt Henricksen.
3) Como você está se sentindo com sua temporada no motocross até agora?
Basicamente, eu estou na minha rotina normal, treinando muito. Eu corri o X games, o que gostei de fazer. Me deu uma noção de onde eu estou e o que eu preciso fazer para me preparar pra próxima temporada do supercross. Nas próximas semanas eu planejo treinar mais forte para as três últimas provas e terminar bem a temporada. Eu sei que Southwick e Millville vão ser duras provas para mim. Além do clima quente, o chão é muito duro então, eu planejo usar as duas semanas para que eu possa ter uma vantagem sobre os outros caras que estão focando em 2009 ao invés de terminar 2008 bem.
2) Você vem correndo bem por todo o verão, mas em particular nas últimas corridas você tem corrido ainda melhor – a que você atribui a isso?
Jim, existem muitos fatores que contribuem para bons resultados na corrida. Tenho trabalhado realmente muito forte com a minha equipe desde o MXdN 2007. Eu tenho um bom grupo de pessoas ao meu redor, me ajudando e conto com o suporte de uma equipe estabelecida como a Moto XXX. Também tenho trabalhado com um técnico de motocross aqui no nordeste da Califórnia, Kurt Henricksen.
3) Como você está se sentindo com sua temporada no motocross até agora?
Eu coloquei algumas metas para o Motocross este ano e completei quase todas elas. Comecei o ano forte em Glen Helen e terminei em 11º com um pequeno erro na segunda bateria que me deixou de fora do top 10. No treino da semana seguinte, eu caí e sofri uma pequena fratura na mão direita. Isso me deixou impossibilitado de treinar por duas semanas e não pude forçar muito nas corridas. Quando terminaram as quatro primeiras provas, houve um intervalo no calendário que me proporcionou voltar aos 100% e completar minha recuperação.
Desde da prova do Thunder Valley onde terminei em 14º, tenho melhorado. Sem dúvidas, a minha melhor prova foi em Unadilla. Na primeira bateria eu terminei em 8º e, na segunda bateria em 4º, o que me deu um Top 5 overall. Um dos meus objetivos era terminar no topo sempre que possível, e esse top 5 é a realização desta meta.
4) Quais são as suas metas nessas três últimas três provas do nacional?
Com certeza eu quero continuar no Top 10 overall como eu tenho feitos nas últimas duas provas. Como eu disse antes, estou trabalhando tão forte como no começo da temporada e continuo me exigindo mais nas últimas 3 etapas. Com um pouco de sorte eu posso passar do 12º lugar para talvez 10º no campeonato.
5) Você foi um piloto “realmente” privado nos últimos anos onde você fez tudo para agora estar numa equipe privada: o que mudou?
Jim, muitas coisas mudaram, apesar de eu ainda não estar recebendo um grande pagamento. Ajuda ter uma equipe por trás de você. Nos anos anteriores eu tinha que coordenar tudo. As motos, a viagem, mecânica, etc... Agora com a Moto XXX ajudando, eu tenho mais tempo para focar nas corridas, treinamento, nutrição e principalmente ter certeza que o corpo e a mente estejam 100% prontos para o dia da corrida. A química entre eu e o pessoal da equipe tem sido excelente. Nós podemos nos comunicar e deixar a moto pronta, então eu me sinto confortável.
6)Você é o melhor do Brasil no motocross; eu tenho certeza que deve ter sido difícil deixar o país e basicamente começar tudo aqui nos Estados Unidos.
Sem dúvidas eu tive um grande sucesso no Brasil. Eu estava correndo por uma equipe de fábrica e tendo uma vida confortável. No entanto, eu sou um competidor e sempre quero ir pro próximo nível. Desde que eu era uma criança eu assistia AMA Motocross na TV e sonhava em algum dia competir lá. Até que chegou a hora de vir pro USA e começar do nada. Nos últimos três anos eu sinto que tenho evoluído bastante. Eu posso dizer que sou um sortudo: conseguir crescer no Brasil e pilotar motocross não foi fácil pra mim e pra minha família. Minha família fez muito sacrifício para que pudesse correr e tentar ganhar. Então quando eu cheguei no USA eu estava pronto pra lutar e dar o melhor de mim.
Desde da prova do Thunder Valley onde terminei em 14º, tenho melhorado. Sem dúvidas, a minha melhor prova foi em Unadilla. Na primeira bateria eu terminei em 8º e, na segunda bateria em 4º, o que me deu um Top 5 overall. Um dos meus objetivos era terminar no topo sempre que possível, e esse top 5 é a realização desta meta.
4) Quais são as suas metas nessas três últimas três provas do nacional?
Com certeza eu quero continuar no Top 10 overall como eu tenho feitos nas últimas duas provas. Como eu disse antes, estou trabalhando tão forte como no começo da temporada e continuo me exigindo mais nas últimas 3 etapas. Com um pouco de sorte eu posso passar do 12º lugar para talvez 10º no campeonato.
5) Você foi um piloto “realmente” privado nos últimos anos onde você fez tudo para agora estar numa equipe privada: o que mudou?
Jim, muitas coisas mudaram, apesar de eu ainda não estar recebendo um grande pagamento. Ajuda ter uma equipe por trás de você. Nos anos anteriores eu tinha que coordenar tudo. As motos, a viagem, mecânica, etc... Agora com a Moto XXX ajudando, eu tenho mais tempo para focar nas corridas, treinamento, nutrição e principalmente ter certeza que o corpo e a mente estejam 100% prontos para o dia da corrida. A química entre eu e o pessoal da equipe tem sido excelente. Nós podemos nos comunicar e deixar a moto pronta, então eu me sinto confortável.
6)Você é o melhor do Brasil no motocross; eu tenho certeza que deve ter sido difícil deixar o país e basicamente começar tudo aqui nos Estados Unidos.
Sem dúvidas eu tive um grande sucesso no Brasil. Eu estava correndo por uma equipe de fábrica e tendo uma vida confortável. No entanto, eu sou um competidor e sempre quero ir pro próximo nível. Desde que eu era uma criança eu assistia AMA Motocross na TV e sonhava em algum dia competir lá. Até que chegou a hora de vir pro USA e começar do nada. Nos últimos três anos eu sinto que tenho evoluído bastante. Eu posso dizer que sou um sortudo: conseguir crescer no Brasil e pilotar motocross não foi fácil pra mim e pra minha família. Minha família fez muito sacrifício para que pudesse correr e tentar ganhar. Então quando eu cheguei no USA eu estava pronto pra lutar e dar o melhor de mim.
7) Quando o AMA acabar, quais são seus planos?
Eu tenho alguns compromissos de correr no Brasil porque eu tenho empresas no Brasil que me ajudaram a competir esse ano e agora é minha vez de dar um retorno a essas empresas. Eu fui selecionado mais uma vez para correr o MXdN na equipe brasileira e estou realmente ansioso para essa competição. Depois do MXdN meu foco estará no AMA Supercross 2009! Eu talvez corra o US Open, mas não tenho nada decidido ainda...
8) Ainda falando de 2009 Balbi, vc já fechou com alguma equipe?
Com certeza eu gostaria de ficar com a MOTO XXX. Allan (Brown, chefe da equipe) me disse que me quer lá também. O grande problema é que a economia dos Estados Unidos está muito difícil e ele não pode prometer nada ainda. Eu tenho conversado com outras equipes para ver as possibilidades. É o meu objetivo principal competir nos EUA por pelo menos mais um ano.
9) Últimos comentários sobre a sua temporada e quem você queira agradecer.
Primeiro eu queria agradecer a minha equipe, Moto X e todos os patrocinadores que nos fizeram ir tão longe. Eu gostaria de agradecer principalmente ao meu mecânico, Max, ao Allan Brown, meu chefe de equipe, ao Ronnie da Race Tech e todos os caras que fazem parte dessa equipe.
Além de todos os patrocínios da Equipe Moto XXX eu gostaria de agradecer à Silva Mattos, a Mr. Pro, L´acqua di Fiori e Zoolo.
Moto XXX é orgulhosamente patrocinada por:
Moto XXX, Tamer Racing, Perfex Corp, Akrapovic Exhaust, American Honda Motor Co., Race Tech Suspension, Pirelli Tires, Wiseco, Sidi Boots, O’Neal MX, Motion Pro, Ti Lube, Moto XXX Performance, Honda Genuine Parts, Pro Honda Oils & Chemicals, Enjoy Graphics, Deluge Sport, Vortex Sprockets and Bars, JD Jetting, Excel A60 Wheel Sets, RK Chains, Tamer Billet Starting Devices, VP Fuels, Mock Racing, ARC Levers, Honda Rider’s Club of America, Cometic Gaskets, Metaltek, Crower Power, Group D Pit Wear, Interlakes Sport Center, KG Clutch Factory, SDG USA, Polisport Plastics, Ogio, Ready Filter, Vortex Ignitions, Scott USA, Carbon Fiber Works, Bud Racing, Clutch Wipes Hand Cleaner, Hooters, Cumberland.
Confira a entrevista original no link http://www.amamotocross.com/article.php?UID=zTGiTU2u2iOgbPlI4TvSV0sBKgenNV&sc=1003&aid=12120
Eu tenho alguns compromissos de correr no Brasil porque eu tenho empresas no Brasil que me ajudaram a competir esse ano e agora é minha vez de dar um retorno a essas empresas. Eu fui selecionado mais uma vez para correr o MXdN na equipe brasileira e estou realmente ansioso para essa competição. Depois do MXdN meu foco estará no AMA Supercross 2009! Eu talvez corra o US Open, mas não tenho nada decidido ainda...
8) Ainda falando de 2009 Balbi, vc já fechou com alguma equipe?
Com certeza eu gostaria de ficar com a MOTO XXX. Allan (Brown, chefe da equipe) me disse que me quer lá também. O grande problema é que a economia dos Estados Unidos está muito difícil e ele não pode prometer nada ainda. Eu tenho conversado com outras equipes para ver as possibilidades. É o meu objetivo principal competir nos EUA por pelo menos mais um ano.
9) Últimos comentários sobre a sua temporada e quem você queira agradecer.
Primeiro eu queria agradecer a minha equipe, Moto X e todos os patrocinadores que nos fizeram ir tão longe. Eu gostaria de agradecer principalmente ao meu mecânico, Max, ao Allan Brown, meu chefe de equipe, ao Ronnie da Race Tech e todos os caras que fazem parte dessa equipe.
Além de todos os patrocínios da Equipe Moto XXX eu gostaria de agradecer à Silva Mattos, a Mr. Pro, L´acqua di Fiori e Zoolo.
Moto XXX é orgulhosamente patrocinada por:
Moto XXX, Tamer Racing, Perfex Corp, Akrapovic Exhaust, American Honda Motor Co., Race Tech Suspension, Pirelli Tires, Wiseco, Sidi Boots, O’Neal MX, Motion Pro, Ti Lube, Moto XXX Performance, Honda Genuine Parts, Pro Honda Oils & Chemicals, Enjoy Graphics, Deluge Sport, Vortex Sprockets and Bars, JD Jetting, Excel A60 Wheel Sets, RK Chains, Tamer Billet Starting Devices, VP Fuels, Mock Racing, ARC Levers, Honda Rider’s Club of America, Cometic Gaskets, Metaltek, Crower Power, Group D Pit Wear, Interlakes Sport Center, KG Clutch Factory, SDG USA, Polisport Plastics, Ogio, Ready Filter, Vortex Ignitions, Scott USA, Carbon Fiber Works, Bud Racing, Clutch Wipes Hand Cleaner, Hooters, Cumberland.
Confira a entrevista original no link http://www.amamotocross.com/article.php?UID=zTGiTU2u2iOgbPlI4TvSV0sBKgenNV&sc=1003&aid=12120
Comments:
<< Home
opa primeirão !!!
balbito, cada postagem aqui a gente fica mais orgulhoso de vc. os gringos reconhecendo seu valor é simplesmente sensacional. continuamos aquii torcendo pra q seu final de temporada seja espetacular e q vc consiga um ótimo lugar ano q vem.
uma abraço do mineiro pantaneiro
sergio murilo
caceres/mt/brasil
balbito, cada postagem aqui a gente fica mais orgulhoso de vc. os gringos reconhecendo seu valor é simplesmente sensacional. continuamos aquii torcendo pra q seu final de temporada seja espetacular e q vc consiga um ótimo lugar ano q vem.
uma abraço do mineiro pantaneiro
sergio murilo
caceres/mt/brasil
SEGUNDOOOO!!!rsrsrs.
Balbi, tá dando pra perceber pelas suas respostas (agradecendo o pessoal da MOTO XXX em tom de despedida), e na sua postagem quando disse:
´´Acredito que no ano que vem com uma boa equipe...terei condições de melhorar muito meus resultados no SX´´ que as negociações com uma nova equipe já estão em andamento. Não deixa a tua legião de fãs morrendo de curiosidade e fala o nome delas! Tem alguma de fábrica? Esse papo que ver a noiva antes do casamento dá azar não serve de exemplo. Fala que cor que são as motos da equipe que a turma do Blog vai começar uma corrente positiva prá esse contrato sair logo, e olha que o pessoal aqui tem cantado algumas pedras que tão caindo certinho...
Brincadeiras à parte, continua forte nos treinos e pede prá alguém daí dar uma olhada em algumas largadas suas pra dizer onde você pode melhorar. As vezes é preciso alguém de fora do nosso convívio pra enxergar algum detalhe que possa estar faltando, porque treinar, isso nós sabemos que você faz bastante. Só tá faltando encaixar melhor essa largada nas provas. FICA COM DEUS.
Alexandre
Cajati-SP
Balbi, tá dando pra perceber pelas suas respostas (agradecendo o pessoal da MOTO XXX em tom de despedida), e na sua postagem quando disse:
´´Acredito que no ano que vem com uma boa equipe...terei condições de melhorar muito meus resultados no SX´´ que as negociações com uma nova equipe já estão em andamento. Não deixa a tua legião de fãs morrendo de curiosidade e fala o nome delas! Tem alguma de fábrica? Esse papo que ver a noiva antes do casamento dá azar não serve de exemplo. Fala que cor que são as motos da equipe que a turma do Blog vai começar uma corrente positiva prá esse contrato sair logo, e olha que o pessoal aqui tem cantado algumas pedras que tão caindo certinho...
Brincadeiras à parte, continua forte nos treinos e pede prá alguém daí dar uma olhada em algumas largadas suas pra dizer onde você pode melhorar. As vezes é preciso alguém de fora do nosso convívio pra enxergar algum detalhe que possa estar faltando, porque treinar, isso nós sabemos que você faz bastante. Só tá faltando encaixar melhor essa largada nas provas. FICA COM DEUS.
Alexandre
Cajati-SP
Quero ver o Balbi no brasileiro de SX, vai ser cada empenada que o publico vai perder o fôlego!!!!!
Vlw,
Gera #725
Vlw,
Gera #725
FICO ORGULHOSO DE VE QUE ESTÃO RECONHECENDO SEU VALOR ,VC MERECE AFINAL DE CONTAS VC ESTÁ REPRESENTANDO NOSSO BRASIL
heheheh
eu ja sabia da entrevista postei na outra pagina
parabens dinovo vc merece
Djomis
Santa Catarina
eu ja sabia da entrevista postei na outra pagina
parabens dinovo vc merece
Djomis
Santa Catarina
Amigos, eu no lugar dele só teria dito uma coisa diferente, ..."Vou ficar aqui nos Estados Unidos por no mínimo mais 5 anos", daria mais tranquilidade de uma equipe grande fazer um contrato de 2 anos com possibilidades de renovação por mais 2 anos...
Eu no lugar de Balbi nem pensaria em voltar definitivo para o Brasil, agora que ele está ambientado, conseguindo andar no mesmo ritmo dos ponteiros, deixar esta rotina forte de treinamento seria um esperdício....
Sei o quanto todos os Brasileiros sentem falta do Brasil ( tenho um irmão que está há 9 anos lá sem ter podido vir aqui ainda...) mas se tem um lugar que respira Motocross, este lugar é os Estados Unidos, não é à toa que o Pentacampeão Belga Roger de Coster escolheu o país para viver intensamente o Motocross !!
Abraços,
Cláudio da Mata
Sete Lagoas-MG
Ps.: Amigos Juarez e Lavito, o nosso treino no sábado foi muito bom !!! Depois quero ver como ficaram as filmagens. !
Eu no lugar de Balbi nem pensaria em voltar definitivo para o Brasil, agora que ele está ambientado, conseguindo andar no mesmo ritmo dos ponteiros, deixar esta rotina forte de treinamento seria um esperdício....
Sei o quanto todos os Brasileiros sentem falta do Brasil ( tenho um irmão que está há 9 anos lá sem ter podido vir aqui ainda...) mas se tem um lugar que respira Motocross, este lugar é os Estados Unidos, não é à toa que o Pentacampeão Belga Roger de Coster escolheu o país para viver intensamente o Motocross !!
Abraços,
Cláudio da Mata
Sete Lagoas-MG
Ps.: Amigos Juarez e Lavito, o nosso treino no sábado foi muito bom !!! Depois quero ver como ficaram as filmagens. !
balbito e amigos.... tb fiquei encafifado com essa história de "mais um ano".... mas sinceramente, eu torço tb pro nosso grande guerreiro ter o retorno financeiro q merece. parece q essas temporadas nos EUA não trouxeram $$$$$ e então se tiver q voltar pro brasil pra garantir um pé de meia tá apoiado !!!
é triste, é injusto, mas sinceramente eu quero ver o balbi feliz, pq ele merece e muito.
sergio murilo
cáceres/mt/brasil
é triste, é injusto, mas sinceramente eu quero ver o balbi feliz, pq ele merece e muito.
sergio murilo
cáceres/mt/brasil
Tô cansado de te elogiar,parabens por isso por aquilo e coisa e tal,mas fazer o que? e pura verdade,,pessoal esse dias tava lendo uma dirt bem veinha axo que é de 2000 (naum sei direito ta toda sem capa)e ela trazia a etapa do mundial de mx250 que tinha rolado no brasil em minas(axo que foi a ultima tbm q rolou aki)nesta etapa rolou tbm o latino de mx 80cc,,eai que tava vendo os resultados vi que só dava brazuka na frente "mas tava lá em oitavo um equatoriano chamado martim davalos"é esse mesmo que tá andando no ama na ktm...a comclusão que cheguei é que o brasil tem pilotos com potencial pra ganhar corridas e campeonatos até mundiais,mais pra isso axo que esses piloto tem de a começar cedo a investitir em carreiras internacionais(veja o exemplo do Davalos:imaginem se o zenni que venceu aquela prova seguise o mesmo caminho dele'onde estaria?!?!!?poxa as vezes me pergunto se um dia o Balbi voltar para o Brasil,,vamos voltar da estaca zero??só vai se era uma vez...e nunca mais...
Já não tá na hora de pensarmos nisso?!?!?!
abraço a todo pessoal que posta aki e acredita no Balbi!!!
Força sempre Balbito!!
fernando sarapui
Já não tá na hora de pensarmos nisso?!?!?!
abraço a todo pessoal que posta aki e acredita no Balbi!!!
Força sempre Balbito!!
fernando sarapui
EU AMOR MOTOCROSS QUERO MAS MOTOCROSS NA TV TODOS AOS SABADOS
OU AU DOMIGOS MAS QUE REMOS MOTOCROSS NA TV!!!!!!!!!
Postar um comentário
OU AU DOMIGOS MAS QUE REMOS MOTOCROSS NA TV!!!!!!!!!
<< Home