segunda-feira, junho 15, 2009
Cada vez melhor!
Olá amigos do blog!
Este fim de semana corri mais uma etapa do ama motocross na pista de High Point na Pensilvânia.
Durante a semana da corrida treinei bastante (como de costume) e procurei focar meus treinos principalmente nas largadas onde tenho tido problemas nas últimas corridas.
Pela manhã de sábado treinei bem, mas confesso a vocês que não me sentia muito confortável na motocicleta.
Tenho sofrido bastante com isso. Pra ser sincero eu e o Max. Temos trabalhado muito na moto 2009, mas ainda não conseguimos achar o acerto perfeito para a moto. O motor já esta bem próximo de onde eu quero, mas tenho estranhado muito o chassi e as suspensões.
Com o fato de ser somente um dia de evento fica ainda mais difícil. Durante a semana tenho andado muito rápido e forte, porém, chegando nas corridas, com as pistas mais esburacadas e com caneletas tenho demorado um pouco a me encontrar.
Enfim, mesmo sem estar completamente confortável na moto fiz um bom tempo e pude escolher um excelente lugar no gate na largada da primeira bateria.
Procurei fazer tudo da mesma forma que tenho feito durante meus treinos no meio da semana. Dessa vez acertei a mão e pulei muito bem do gate. Vim bem por dentro consegui frear e fazer a primeira curva bem.
Fui muito agressivo no inicio da primeira volta e fechei em 7o lugar, logo atrás do piloto J.Grant. Procurei seguir as linhas dele o que me ajudou bastante, pois andei muito rápido ate os 10 minutos de corrida.
Andei muito bem e estava muito próximo dos lideres em oitavo. Por mais rápido que eu estivesse, ainda não estava 100% confortável e comecei a cometer vários erros que me fizeram perder bastante tempo.
Tentei mudar o traçado e não conseguia andar como no inicio da corrida. De repente errei feio e por pouco muito pouco não caí. Perdi duas posições e procurei andar mais tranqüilo. Aos poucos fui me soltando. Lutei muito já que estava em um pelotão de vários pilotos embolados na minha frente e outros atrás. Pra piorar, a quatro voltas do fim, tomei uma pedrada no óculos e o suor foi todo pra lente com isso tive que tirar o óculos o que dificultou ainda mais.
Fim de prova. Após muita disputa numa corrida onde andei de 6º a 14º e fechei a prova numa excelente 11ª colocação.
Descansei bem durante o intervalo e estava muito confiante para a segunda bateria. Geralmente ando muito melhor na segunda bateria. Novamente mudei um pouco a moto para tentar um acerto melhor e fui para a largada.
Estava inteiro e não me senti cansado após a primeira prova.
Cai o gate. Pulei bem mas um mega tumulto na primeira curva..........Até agora não sei bem o que aconteceu. Só lembro entrando na curva e no momento seguinte já estava debaixo das motos tentando me proteger.
Por um momento achei que tinha machucado as costas, pois sentia muita dor. Se não me engano a moto do j.Grant estava em cima de mim. Felizmente, mais uma vez, Deus estava presente me protegendo do pior. Lentamente levantei e fui pegar minha moto que estava presa na do Grant que logo subiu na moto e foi embora, já que a moto dele continuou funcionando.
Pedalei minha moto e ainda com muita dor voltei à prova. Minha moto estava bem torta e percebi que tinha algo estranho com o freio dianteiro.
Mesmo assim, tentei dar o melhor e fui fazendo várias ultrapassagens. Uma atrás da outra. Com a adrenalina em alta e muita, muita vontade de marcar tempo fui andando cada vez melhor, mas aos 20 min. de corrida perdi o freio dianteiro por completo (depois da corrida descobrimos que a mangueira de freio cortou com a colisão e vazando todo o óleo ate que o freio acabasse) incrivelmente mesmo sem freio me sentia bem mais confortável na segunda bateria e acredito ter feito uma excelente corrida terminando em 18º e marcando pontos preciosos.
Após a prova fui ao centro medico checar minhas costas que graças a Deus, apenas hematomas e estou 100%.
Fiquei bem feliz com o resultado e sei que posso melhorar. Estou melhorando a cada corrida. Tenho tido dias difíceis com tombos de largadas, problemas mecânicos e tudo mais, mas os dias onde tudo dá certo tenho certeza que também vão acontecer.
Dei o meu melhor e fico muito feliz com isso! Agora é trabalhar duro para a próxima corrida. Agradeço a Deus por tudo e junto com ele a torcida de vocês. Vamos em frente!
Obrigado a 2B Racing e aos patrocinadores Mart Plus, Consórcio Realizar, ASW/FOX, Orbital. Também a Silva Mattos (ASW/FOX),a MR Pro, L’acqua di Fiori e LEM.
Um abraço do Balbi!
terça-feira, junho 09, 2009
Mais próximo!
Olá amigos do blog. Esse fim de semana mais uma etapa aconteceu, como falei aqui no blog, procurei ir para esta etapa com uma atitude diferente.
Nos treinos pela manha, dessa vez tudo correu bem. Graças a Deus consegui uma posição de gate bem melhor do que nas etapas anteriores entre os 20 melhores.
A pista estava bem pesada e o calor e a umidade do Texas fazem com que essa seja uma das etapas mais duras de todo o campeonato.
Concentrei-me bastante para a primeira bateria, pois me sentia bem e sabia que a largada seria fundamental.
Cai o gate. Não larguei muito bem. A primeira volta do AMA é uma loucura. Quando não se larga bem, é moto por dentro, por fora, pilotos caindo, cotoveladas e salve se quem puder rs.
Cruzei a primeira volta na 22ª colocação e comecei a forçar o ritmo de corrida. Vim fazendo várias ultrapassagens. Sentia muito bem na corrida e a cada volta me aproximava mais do pelotão da frente.
Aos vinte minutos de corrida, eu já era o 15º colocado e tinha alguns segundos na minha frente os pilotos j.Alessi e N.Wey. Fui me aproximando e como tem acontecido nas ultimas corridas, no fim das baterias meu físico tem ajudado muito e passei o Alessi, fui pra cima do Wey já com placa de duas voltas. Estava muito rápido nas costelas e fui pra cima conseguindo mais uma posição terminando em 13 lugar.
Forcei muito no fim, mas valeu a pena. Acredito ter feito uma excelente corrida de recuperação.
Estava muito quente. Procurei descansar bem e estava mais animado do que nunca para a segunda bateria. Concentrei-me ao máximo para a largada. Sei que é o que está faltando para conseguir os resultados que todos nós queremos.
Cai o gate e pela primeira vez pulei muito bem. Vim na reta entre os primeiros. No funil da primeira curva estava logo atrás do Alessi e do Dan Reardon, que freiou muito forte, me obrigando a fazer o mesmo. Só não esperava que quem vinha atrás não freasse rs... E algum piloto entrou em cheio na traseira da minha moto e por muito pouco não caí. Acabei perdendo varias posições, mas mesmo assim, já saí melhor que na primeira bateria.
Passei em 18º na primeira volta e comecei a apertar o ritmo. Pela primeira vez me senti confortável suficiente no inicio da bateria para andar no limite. E foi o que fiz.
Já na segunda volta, passei vários pilotos e comecei a brigar com o Jeff Alessi. Consegui a ultrapassagem. Vinha muito forte no inicio da corrida e comecei a brigar com o piloto J.Brayton oficial KTM.
Com 10 minutos de corrida já era o 13º colocado e em uma das curvas da pista, resolvi arriscar tudo por fora para conseguir a ultrapassagem em cima do piloto J.Brayton, mas não contava que ia ter uma pedra no caminho...
Dei em cheio com a roda dianteira na pedra, perdi o controle da moto e por muito pouco não salvei... Caí bem forte. Levantei rápido e graças a Deus não tive nada, mas não consegui ligar a moto e perdi muito tempo. Voltei na corrida na 30ª colocação.
Neste momento sabia que todas minhas chances de um bom resultado na bateria tinham ido por água abaixo. Mesmo assim voltei para a prova terminando em 23º.
Fiquei chateado após o fim da bateria, mas tenho certeza que o fim de semana já foi bem melhor. Sinto que a cada semana tenho melhorado.
Agora é trabalhar duro mais uma semana e partir para a quarta etapa bem mais confiante. Sinto que esse fim de semana é possível.
Agradeço muito a Deus por tudo e junto com ele vamos com força total para a quarta etapa. Obrigado a 2B Racing e aos patrocinadores Mart Plus, Consórcio Realizar, ASW/FOX, Orbital. Também a Silva Mattos (ASW/FOX),a MR Pro, L’acqua di Fiori e LEM.
Curiosidade:
Sempre estudo o resultado das corridas não só os meus, mas também o dos outros pilotos. Já li vários comentários aqui no blog querendo saber o quanto as motos de fábricas são superiores e o quanto elas ajudam. Com o Vilopoto machucado a Kawasaki contratou o piloto Ricky Dietrich que já corria pela Kawasaki, porém pela equipe de Works que é o cross country americano. Em Glenn Hellen ele correu com a moto dele que era Kawasaki moto privada top, com suspensão pro cicuit, motor etc... Ele andou bem e terminou uma das baterias na 12ª colocação, fechando o dia em 18º.
Duas semanas depois, no mesmo campeonato, o mesmo piloto, com a mesma marca de moto, mas uma Kawasaki oficial (a moto do Vilopoto) ele terminou em quinto lugar overall no Texas...
Tirem suas próprias conclusões rs...
Abraços e tenham uma boa semana. Fiquem com Deus!
Balbi
sexta-feira, junho 05, 2009
Replay
Olá amigos do blog!
Essa semana tem sido bem corrida. Após a segunda etapa não parei de trabalhar. Cometi alguns erros e a equipe também.
Foi à hora de voltar pra casa e acertar as coisas, pois temos muito para melhorar para etapa seguinte.
Vou tentar resumir a última etapa.
Estava bem empolgado, não treinei muito entre a primeira e a segunda etapa devido ao machucado na cabeça e procurei me poupar.
Queria muito um resultado positivo e estava me sentindo 100% fisicamente antes da corrida. Porém, já logo pela manhã, as coisas começaram a dar errado.
Saí para o primeiro treino e antes mesmo de completar a volta o freio dianteiro da minha moto travou. Por sorte foi na curva e não cai feio. Mesmo assim, fiz de tudo para levar a moto para o pit, mas a roda estava completamente travada. Caí varias vezes tentando arrastar a moto (rs...). Fiquei muito nervoso e decidi largar a moto e ir buscar chave para abrir a sangria do freio e assim levar a moto para o pit stop, já que os mecânicos não podem entrar na pista.
Corri, corri e finalmente consegui levar minha moto para o pit. O Max logo trocou o freio, mas são só 15 minutos e lá se foi meu treino. Novamente perdi o primeiro treino.
Parecia um replay da primeira etapa. Fiquei muito nervoso, pois a pista muda muito de um treino para o outro e geralmente fica muito mais lenta para o segundo, já que está toda esburacada.
Tinha 15 minutos para conhecer a pista emendar os saltos e me classificar e não queria cair, como cai em Glenn Helen rs...
Fiz o que pude. A pista realmente estava bem mais lenta e sem falar que não deu tempo para me soltar. Classifiquei, porém com uma escolha de gate não muito boa.
Fui para a primeira bateria e sabia que não seria fácil largar na frente por fora.
Cai o gate e vinha no bolo..... acelerei tudo e vim fazendo várias ultrapassagens, numa delas acabei acertando em cheio outro piloto.
Lá estava eu em ultimo. Voltei para a pista e dei tudo que tinha e já na segunda volta, eu estava entre os 30 melhores, Porém, aconteceu de novo. Ao forçar a freada bati no piloto Josh sommey e fui para ultimo novamente. Voltei à corrida e fiz o que pude para terminar em 26º lugar.
Não estava nem um pouco feliz apos a bateria. Sabia e sei que tenho condições de brigar por resultados muito melhores.
Na segunda bateria não larguei bem e procurei ser mais cauteloso nas primeiras voltas. Não queria cometer os mesmos erros.
Acredito que a segunda bateria tenha sido a minha melhor do ano. Larguei em 35º e passei a primeira volta fora dos 30 melhores. Imprimi um ritmo muito forte a partir dos 5 minutos de corrida. Passei vários pilotos entre eles o Josh Hill, Cody Cooper e só tirei a mão do acelerador na bandeirada onde por muito pouco não passei o j.Alessi.
O resultado no papel não foi o melhor, mas acredito que aprendi muita coisa no fim de semana e o mais importante, andei muito bem na segunda bateria.
Trabalhei muito essa semana, treinei largadas, mudamos a moto novamente e estou mais confiante. Trabalhei em cima dos erros que venho cometendo e quero ir para a terceira etapa com uma atitude bem diferente das duas primeiras etapas.
Ano passado foi no Texas o meu primeiro top 10 e também onde as coisas começaram a caminhar. Espero repetir o bom resultado.
Agradeço de mais a Deus pela minha saúde e forma física. Tenho certeza que ele sempre está ao meu lado e vai estar também esse fim de semana no Texas!
Grande abraço a todos vocês e vamos à luta!
Ah, todos vocês que comentam aqui no blog, solicito que, por favor, mantenham o foco dos comentários no Balbi. Todas as críticas e elogios são sempre muito bem vindos. Respeito e admiro muito a atitude do Lucas Moraes de também estar correndo aqui nos USA. Eu, melhor que ninguém, sei que não é fácil correr aqui nos USA.
Muito obrigado a 2B Racing e aos patrocinadores Mart Plus, Consórcio Realizar, ASW/FOX, Orbital. Também a Silva Mattos (ASW/FOX),a MR Pro, L’acqua di Fiori e LEM.